Sobre mim
Iniciei a minha Jornada de Autoconhecimento numa fase conturbada da minha vida...
A minha vontade inata de querer ajudar o próximo, fez-me ir para o Curso de Enfermagem que concluí em 1997, ano em que comecei a trabalhar num hospital central do Porto, e onde me mantenho, até aos dias de hoje.
A minha paixão pela Matemática, aliada à minha curiosidade sobre a influência que os Astros têm sobre nós e o desejo de perceber um pouco sobre o meu Propósito de Vida, levou-me a fazer o curso de Astrologia Kármica, em 2006.
Seguiu-se o Curso Básico de Espiritismo, em 2007, após ter recebido ajuda espiritual num Centro Espírita, e ter obtido as respostas que eu tanto procurava (nomeadamente sobre o porquê de nascerem crianças com malformações).
E, depois, surgiu o Reiki, em 2010... Por sugestão de uma amiga, que me falou de Reiki pela primeira vez, o que despertou curiosidade em mim (cá está, outra vez, a “Curiosidade”!) e, já agora, o desejo de conseguir controlar a minha hipersudorese das mãos... Assim que surgiu a oportunidade, lá fui Iniciada no Nível I de Reiki. E, assim, Iniciei a minha jornada de Autoconhecimento numa fase conturbada da minha vida pois, naquela altura, sentia-me insatisfeita, profissionalmente, sem saber bem porquê.
Ao todo, foram mais de 4 anos de Doação gratuita e voluntária!
Nesse mesmo ano, Fui Iniciada no Nível II de Reiki e, em 2011, completei o Nível de Mestre de Reiki, tendo recebido, em 2012, a Unção e Sintonização no Templar Degree (a tomada da Consciência Crística).
Dei Reiki e Iniciei pessoas no Reiki voluntariamente, quer na escola onde fiz o Nível III de Reiki, quer na CERCIGAIA e, posteriormente, sozinha e no meu local de trabalho, enquanto Profissional de saúde. Ao todo, foram mais de 4 anos de Doação gratuita e voluntária! E desde 2016 que organizo Cursos e Partilhas de Reiki presenciais, e que dou Sessões de Reiki presenciais e à distância.
Quanto à minha Hipersudorese das mãos, confesso que nunca mais pensei nisso e ela fez-me companhia até há bem pouco tempo... até ser submetida a uma intervenção cirúrgica!
Mas o Universo tinha (e tem!) PLANOS MAIORES para mim... Após a minha Iniciação no Nível II, Curei a minha Rinite Alérgica e Sinusite assim como uma relação Kármica, a nível profissional. Percebi qual o meu Propósito de vida, adquiri maior Consciência acerca dos meus Dons e do lugar que ocupo, neste Plano Terreno. E tenho vindo a desenvolver, cada vez mais, a minha Mediunidade.
Tudo acontece com um propósito bem definido...
Eu sei que tudo acontece com um propósito bem definido, embora nem sempre consiga ver com total Clareza ou nem sempre esteja disposta a aceitá-lo, em determinado momento... Contudo o Reiki mostrou-me isso mesmo e tem-me ensinado a encarar os desafios de outra forma e com outro ânimo, colocando as pessoas certas no meu caminho (e vice-versa) e dando-me as ferramentas necessárias, para desenvolver esse Trabalho Interior (sim, porque tudo começa de dentro para fora!).
Ser Terapeuta e Mestre de Reiki tem contribuído para o meu Crescimento e Equilíbrio, e para a minha Realização...
Ser Terapeuta e Mestre de Reiki tem contribuído para o meu Crescimento e Equilíbrio, e para a minha Realização, enquanto pessoa e Profissional de Saúde, ao permitir-me conhecer e caminhar junto de Almas afins, e Cuidar de forma Holística, combinando práticas médicas convencionais com o Reiki que é uma Terapia de Cura Energética Complementar que Trata e Cura a pessoa no seu todo, promovendo assim o bem-estar integral, isto é a nível Físico, Mental, Emocional e Espiritual.
Embora se fale muito em Humanização nos cuidados de saúde prestados, na realidade, ainda há muito para ser feito!
Sendo eu Enfermeira na área de Tratamento de Feridas com mais de 20 anos de prática nessa área, num hospital central do Porto, posso afirmar sem qualquer dúvida que a dor e a ansiedade são os sintomas mais frequentes e presentes nos doentes, por mim atendidos. Por isso, e perante determinadas situações angustiantes, aplico 1 a 3 minutos de Reiki (apenas!), quer na cabeça, quer no local da dor (geralmente coincidente com o local de uma ou mais feridas), e quer a ansiedade, quer a dor reduzem ou desaparecem por completo, no momento da aplicação de Reiki - não é maravilhoso?!
Como podes concluir, na minha prática profissional diária, a aplicação de Reiki tem contribuído para uma maior Humanização nos cuidados prestados, sem custos adicionais. Contudo, e embora se fale muito em Humanização nos cuidados de saúde prestados, na realidade ainda há muito para ser feito, pois ainda persiste uma enorme fenda entre as Medicinas Energéticas e a Medicina Convencional.
Querer cuidar o melhor possível dos nossos doentes, passa obrigatoriamente por uma mudança urgente de Mentalidades...
Reconheço que a Medicina Convencional tem evoluído muito! No entanto, ela continua a fragmentar Corpo, Mente, Campo Energético e Espírito, assim como Espiritualidade e Ciência, reduzindo o Campo Energético ao departamento da Física ou Biologia, e o Espírito ao departamento da Religião ou Teologia, por exemplo, o que se traduz em várias e graves lacunas, sobretudo no que diz respeito a prevenção e naqueles momentos em que a Medicina Convencional já nada tem a oferecer aos seus doentes! Infelizmente, ainda há muita resistência, por parte de quem pratica essa mesma Medicina e de quem gere as Instituições de Saúde, por puro desconhecimento e alguns interesses económicos, em integrar Terapias Complementares, como por exemplo o Reiki, que Trata o Corpo, a Mente, o Campo Energético e o Espírito, sem qualquer recurso a instrumentos ou fármacos.
A Medicina Convencional tem os seus próprios limites, tais como o nosso Corpo e Mente! Querer cuidar o melhor possível dos nossos doentes, passa obrigatoriamente por uma mudança urgente de Mentalidades, sobretudo naqueles momentos, como referi há pouco, em que a Medicina Convencional já nada tem a oferecer aos seus doentes ou ainda quando essa oferta tem imensos efeitos secundários indesejáveis (como, por exemplo, Quimioterapia, Radioterapia, Terapia Biológica, etc.)! Já para não falar, nos benefícios que daí advém para as pessoas que são próximas desses doentes...
O desespero Médico/Enfermeiro/Doente pode ser minimizado com a integração de Terapias Complementares...
Nessas situações, o desespero Médico/Enfermeiro/Doente/Familiar pode ser minimizado com a integração de Terapias Complementares, como por exemplo o Reiki que, relembro, trata de forma holística - olhando para o Ser Humano, como um Todo!
E, para que essa integração se realize, sem qualquer tabu ou receio para benefício de Todos, é urgente que ocorra, em primeiro lugar, uma mudança de Mentalidades retrógradas de quem está à frente das Instituições de Saúde e no próprio Governo, e que haja maior Determinação e Confiança, por parte de quem é, simultaneamente, Profissional de Saúde e Terapeuta de Reiki, sobre a importância da aplicação de Reiki, na promoção do Equilíbrio e Bem-estar, durante a sua atividade profissional! Esta tomada de Consciência é fundamental, quer para contribuir para essa Mudança, quer para Humanizar ainda mais os Cuidados de Saúde prestados! Pois conheço muitos Profissionais de Saúde que são, igualmente, Terapeutas de Reiki, e que descuram essa capacidade, durante a sua prática laboral. Ora, se podemos Cuidar mais e melhor, e fazer a diferença, com apenas 2 ou 3 minutos de aplicação de Reiki, porque não fazê-lo?! Porque não contribuir para um Mundo melhor, de forma tão simples e, ao mesmo tempo, tão poderosa e eficaz?!
O Reiki é reconhecido pela OMS, desde 1962, como Prática Terapêutica Complementar que contribui para o bem-estar da humanidade...
O Reiki é reconhecido pela OMS, desde 1962, como Prática Terapêutica Complementar que contribui para o bem-estar da humanidade, e chegou a Portugal, em 1988. A sua prática já é aceite em alguns hospitais, centros de saúde, escolas e lares do país, mas sempre numa vertente voluntária e não com o devido reconhecimento que lhe tem sido atribuído em países como a Suíça, Inglaterra, o Brasil e o Canadá, por exemplo.
A partir do momento em que abracei o Reiki, Ele abraçou-me, como eu jamais poderia imaginar!
Em suma, a partir do momento em que abracei o Reiki, Ele abraçou-me, como eu jamais poderia imaginar! Tem sido uma jornada incrível de Crescimento Pessoal e de Evolução Espiritual, acompanhada de uma sucessão de Bênçãos, motivo pelo qual eu ESTOU AQUI, CONTIGO, para te dar a mão e te guiar, nesta tua Jornada de Redescoberta de Ti mesma e de todo o Teu Potencial, de uma forma simples, natural, amorosa e eficaz!
Bora lá, juntas, querida Centelha Divina?!
Com Amor e profunda Gratidão,